Imposto de Renda: Perdi o prazo, o que acontece?

Caso tenha perdido o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda, é possível ainda enviar a declaração, mas estará sujeito a algumas penalidades e multas.
Para enviar a declaração com atraso, você precisará baixar o programa do IRPF correspondente ao ano em que a declaração deveria ter sido entregue. Em seguida, deverá preencher a declaração normalmente, com todas as informações necessárias, e enviar para a Receita Federal.
No entanto, é importante lembrar que a partir do momento em que você atrasa a entrega da declaração, estará sujeito a multa de 1% ao mês sobre o imposto devido, tendo um valor mínimo de R$ 165,74 e podendo chegar até 20% do imposto devido.
Além disso, caso você tenha imposto a pagar, será cobrado juros Selic a partir de maio até a data de pagamento.
Outra penalidade que pode ocorrer é a restrição do CPF, que pode impedir a realização de diversas operações financeiras, como abrir conta bancária, solicitar cartões de crédito, obter empréstimos, entre outros.
Por isso, é importante que, caso tenha perdido o prazo, procure regularizar sua situação o mais rápido possível para evitar maiores problemas.
Se você não tiver certeza sobre como proceder, pode buscar a ajuda de um contador ou advogado especializado em tributação para orientá-lo da melhor maneira possível.